Patrocínio
Araxá
Patos de Minas
Presidente Olegário
Carmo do Paranaíba
Coromandel
Monte Carmelo
Perdizes
Ibiá
São Gotardo
Uberlândia
Araguari
Prata
Sacramento
Frutal
Conseição das Alagoas
Ituiutaba
"Una-se a nós"

quinta-feira, 18 de abril de 2013

0

AGENTES DE SEGURANÇA PENAL SÃO ASSIM

As imagens abaixo refletem com maior naturalidade 
como são os Agentes de Segurança Penal
Sorrimos, brincamos, amamos, sentimos, protegemos.
Ideias contrárias são intriga das oposições. 

A realidade profissional dos Agentes de Segurança com relação aos presos, pode resumir-se à preservação da segurança física e psicológica dos custodiados durante o cumprimento de suas penas de modo que, este setor do sistema penal não pode e não deve ser desviado da sua finalidade que é preservar a segurança. Por isso, o papel ressocializador da segurança está inserido na fiel aplicação da lei de execução penal.

Independente da infração que os criminosos tenham cometido ou que sejam acusado de cometer; enquanto cumprem suas penas ou aguardam julgamento, os presos, como qualquer cidadão, podem ter dor de cabeça, dor de dente, mal estar,  etc... Assim, os primeiros profissionais a atendê-los são os Agentes de Segurança Penal.

Mesmo sabendo que a maioria são criminosos perigosos que não colaboram com seu próprio tratamento penal, percebe-se que no carcere algumas raridades tentam assuntos que não sejam daquelas mesmices contadas por colegas de cela que resumem-se a histórias de crimes violentos, carregadas de gírias, gritos, erros nas pronuncias e exageros de sucessos e derrotas. Aos que buscam atenção, é dado alguns cautelosos instantes de conversa muito rápida, pois, contrário às crenças pejorativas, os agentes de segurança sabem muito bem tratar cidadãos infratores. Porém, a sobrecarga de trabalho não dá, aos agentes, tempo para prover a atenção necessária a um tratamento penal adequado. Assim, os momentos de conversas onde os presos têm mais tempo para diálogos sadios, são proporcionados nos atendimentos com psicólogos ou assistentes sociais. Os Agentes de Segurança são quem garante a execução do tratamento penal na medida dos meios fornecidos pelo Governo. A entrega de remédios prescritos, os atendimentos agendados ou emergenciais, entrega alimentação balanceada e atendimentos técnicos variados, além da proteção de cada um dos presos contra agressão ou opressão por parte de outros presos dentro das prisões; tudo isso e  mais um pouco são funções desempenhadas pelos Agentes de Segurança Penal, Agentes Prisionais ou Agentes Penitenciários, como preferir. Mesmo sendo parte indispensável em todas as etapas de assistência aos cidadão infratores presos, os Agentes de Segurança continuam a ser vitimas dos criminosos, das pesadas criticas pejorativas por parte de algumas patorais e ONGs que se dizem defensoras da dignidade das pessoas, além de parte da sociedade que os discrimina sem conhecer a cruel realidade vivenciada por eles em sua profissão e fora dela.  

Mesmo com toda a falta de valorização pelo reais serviços prestados à sociedade geral, os Agentes de Segurança Penal continuam a superar as discriminações e a desempenhar suas funções aguardando o RECONHECIMENTO de sua função como FORÇA DE POLICIA PENAL BRASILEIRA.

"A SOLUÇÃO PARA O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO 
É O RECONHECIMENTO DOS AGENTES DE SEGURANÇA 
COMO SENDO A FERRAMENTA ESTRATÉGICA
MAIS EFICIENTE PARA O TRATAMENTO PENAL"

Só vê dessa forma quem estuda e pratica o tratamento penal 
independente das condições oferecidas.

Olivar Dias
Agente de Segurança Penal
18.04.13

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Receba novidades deste site em seu E-mail

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...